Câncer de pulmão pode ser detectado com um termômetro


Detectar o câncer de pulmão posmall__3026783072de ser tão simples quanto medir a temperatura do seu ar exalado, dizem pesquisadores

No esforço contínuo para encontrar maneiras menos invasivas de detectar câncer de pulmão, cientistas italianos anunciaram que a temperatura do seu hálito pode identificar tumores.

Em um relatório apresentado no Congresso Internacional European Respiratory Society, Giovanna Carpagnano, da Universidade de Foggia, disse que entre 82 pessoas que apresentaram sinais potenciais de câncer de pulmão em raios-X, os que haviam confirmado câncer de pulmão apresentaram temperaturas respiração superiores aos demais, cujas leituras não foram tão elevadas.

A equipe também descobriu que as leituras foram maiores quanto mais os participantes fumavam, e entre aqueles com câncer em estágio avançado.

Os resultados precisam ser repetidos e confirmados, mas os esforços para encontrar maneiras mais fáceis de diagnosticar o câncer de pulmão, que não exigem biópsias de tecido pulmonar, estão ganhando terreno. Os cientistas também estão trabalhando em maneiras de identificar substâncias químicas específicas feitas por tumores e os odores que emitem no ar. “Se formos capazes de refinar um teste para diagnosticar o câncer de pulmão através da medição da temperatura da respiração, vamos melhorar o processo de diagnóstico, fornecendo aos pacientes um teste de stress-free, simples que também é mais barato e menos intensivo para médicos”, Carpagnano declarou.

Fonte: http://time.com/3303743/lung-cancer-thermometer-test/

photo credit: davic via photopin cc

Sobre 

Distribuidor de produtos médicos