Perguntas e respostas sobre quimioterapia

Perguntas e Respostas sobre a quimioterapia

O que é a quimioterapia?

Quimioterapia (também chamado de químio) é um tipo de tratamento de câncer que utiliza medicamentos para destruir as células cancerosas.

Como a quimioterapia funciona?

A quimioterapia age impedindo ou retardando o crescimento das células cancerosas, que crescem e se dividem rapidamente. Mas também pode prejudicar as células saudáveis ​​que se dividem rapidamente, como as que revestem a boca, intestinos ou fazem com que seu cabelo cresça. Danos em células saudáveis ​​podem causar efeitos secundários. Muitas vezes, os efeitos colaterais melhoram ou desaparecem após o término da quimioterapia.

O que faz quimioterapia fazer?

Dependendo do tipo de câncer e quão avançado ele está, a quimioterapia pode:

  • Curar o câncer - quando a quimioterapia destrói as células cancerosas a tal ponto que o seu médico não pode detectá-los em seu corpo e que não vai voltar a crescer.
  • Controlar o câncer - quando a quimioterapia impede que o câncer se espalhe, retarda o seu crescimento, ou destrói as células cancerosas que se espalharam para outras partes do seu corpo.
  • Aliviar os sintomas do câncer (também chamado de cuidados paliativos) - quando a quimioterapia encolhe tumores que estão causando dor ou pressão.

Como é a quimioterapia usada?

Por vezes, a quimioterapia é utilizada como o único tratamento do câncer. Mas, mais frequentemente, você vai ter quimioterapia, juntamente com cirurgia, radioterapia ou terapia biológica. A quimioterapia pode:

  • Tornar um tumor menor antes da cirurgia ou radioterapia. Isto é chamado de quimioterapia neo-adjuvante.
  • Destruir as células cancerosas que podem permanecer após a cirurgia ou radioterapia. Isto é chamado de quimioterapia adjuvante.
  • Ajudar a radioterapia e terapia biológica trabalhar melhor.
  • Destruir as células cancerosas que voltam (câncer recorrente) ou se espalhar para outras partes do seu corpo (metastático).

Como o meu médico decide quais os medicamentos de quimioterapia a serem usados?

Essa escolha depende:

  • O tipo de câncer que você tem. Alguns tipos de drogas da quimioterapia são usados ​​para muitos tipos de câncer. Outros medicamentos são utilizados para apenas um ou dois tipos.
  • Se você já teve a quimioterapia antes
  • Se você tiver outros problemas de saúde, como diabetes ou doença cardíacas

Onde devo ir para a quimioterapia?

Você pode receber quimioterapia durante a permanência no hospital, em casa, no escritório, clínica ou ambulatório de um médico em um hospital (o que significa que você não tem que passar a noite). Não importa onde você vá para fazer a quimioterapia, o médico e a enfermeira irão verificar os efeitos colaterais e fazer as alterações necessárias de drogas.

Quantas vezes vou receber a quimioterapia?

Horários de tratamento para quimioterapia variam muito. Quantas vezes e por quanto tempo você começa quimioterapia depende:

  • Do seu tipo de câncer e quão avançado ele está.
  • Dos objetivos do tratamento (se a quimioterapia é usada para curar o câncer, controlar o seu crescimento, ou aliviar os sintomas)
  • Do tipo de quimioterapia
  • De como seu corpo reage à quimioterapia

Você pode receber quimioterapia em ciclos. Um ciclo é um período de tratamento de quimioterapia, seguida de um período de descanso. Por exemplo, você pode receber uma semana de quimioterapia seguido de 3 semanas de descanso. Estas quatro semanas compõem um ciclo. O período de repouso dá ao seu corpo a chance de construir novas células saudáveis​​.

Posso esquecer de uma dose de quimioterapia?

Não é bom para pular um tratamento de quimioterapia. Mas, por vezes, o seu médico ou enfermeiro pode mudar sua programação quimioterapia. Isto pode ser devido aos efeitos colaterais que você está tendo. Se isso acontecer, o seu médico ou enfermeiro irão explicar o que fazer e quando começar o tratamento de novo.

Como é feita a quimioterapia?

A quimioterapia pode ser administrada de várias maneiras.

Injeção. A quimioterapia é dada por um injeção em um músculo do seu braço, coxa ou quadril ou logo abaixo da pele na parte gordurosa do braço, perna ou barriga.

Intra-arterial (IA). A quimioterapia vai diretamente para a artéria que está alimentando o câncer.

Administração intraperitoneal (IP). A quimioterapia vai diretamente para a cavidade peritoneal (a área que contém órgãos como o intestino, estômago, fígado e ovários).

Por via intravenosa (IV). A quimioterapia vai direto na veia.

Topicamente. A quimioterapia vem em um creme que você esfregar sobre a pele.

Oralmente. A quimioterapia vem em comprimidos, cápsulas, ou líquidos que você engole.

[box type="info"]

Coisas para saber sobre a quimioterapia Intra Venosa

large__3064534119A quimioterapia é geralmente dada por meio de uma agulha fina, que é colocado em uma veia em sua mão ou braço inferior. A enfermeira vai inserir a agulha no início de cada tratamento, e retirá-la, quando o tratamento é terminado. Deixe o seu médico ou enfermeiro saber imediatamente se você sentir dor ou ardor quando você está recebendo quimioterapia IV.

Quimioterapia Intra Venosa é frequentemente administrada através de cateteres ou Ports (Um dispositivo implantado através da qual o sangue pode ser retirado e as drogas podem ser infundidas sem punções repetidas de agulhas. Também chamados de port-a-cath - Cateter Totalmente Implantável), por vezes com a ajuda de uma bomba.

Cateteres. Um cateter é um tubo fino macio. Um cirurgião coloca uma extremidade do cateter na veia larga, muitas vezes na sua área do peito. A outra extremidade do cateter permanece fora do seu corpo. A maioria dos cateteres permanecer no local até que todos os seus tratamentos de quimioterapia são concluídos. Cateteres também podem ser utilizados para fins que não a quimioterapia de drogas e para extrair o sangue. Certifique-se de prestar atenção para sinais de infecção ao redor do cateter.

Port-a-cath (Cateter Totalmente Implantável). Um port-a-cath é um disco pequeno, redondo feito de plástico ou titânio, que é colocado sob a pele. Um cateter conecta o Port-a-cath a uma grande veia, na maioria das vezes em seu peito. A enfermeira pode inserir uma agulha no Port-a-cath para lhe dar a quimioterapia ou a tirar sangue. Esta agulha pode ser deixada no lugar durante os tratamentos de quimioterapia que são dadas por mais de 1 dia. Certifique-se de prestar atenção para sinais de infecção em torno de seu port-a-cath.

[threecol_one]

 [/threecol_one] [threecol_one]

 [/threecol_one] [threecol_one_last]

[/threecol_one_last]

Bombas. As bombas são muitas vezes ligados a cateteres ou port-a-caths. Eles controlam o quanto e quão rápido a quimioterapia vai para um cateter ou port-a-cath. As bombas podem ser internas ou externas. Bombas externas permanecem fora do seu corpo. A maioria das pessoas podem levar estas bombas com eles. Bombas internas são colocados sob a pele durante a cirurgia. [/box]

Como vou me sentir durante a quimioterapia?

A quimioterapia afeta as pessoas de maneiras diferentes. Como você se sente depende de como você está antes do tratamento, o tipo de câncer, por mais avançada que seja, o tipo de quimioterapia que você está recebendo, e a dose. Médicos e enfermeiros não podem saber ao certo como você vai se sentir durante a quimioterapia. Algumas pessoas não se sentem bem logo após a quimioterapia. O efeito colateral mais comum é a fadiga, se sentindo exausto e desgastado. Você pode se preparar :

  • Pedindo a alguém para levá-lo de e para quimioterapia
  • Planejar para descansar no dia e após a quimioterapia
  • Obter ajuda com o melhor tipo de refeição no dia e pelo menos um dia após quimioterapia

Posso tomar vitaminas, minerais, suplementos dietéticos ou ervas enquanto da quimioterapia?

Alguns desses produtos podem alterar como a quimioterapia trabalha. Por esta razão, é importante informar o seu médico ou enfermeiro sobre todas as vitaminas, minerais, suplementos alimentares e ervas que você toma antes de começar a quimioterapia. Durante a quimioterapia, converse com seu médico antes de tomar qualquer um desses produtos.

Como posso saber se a minha quimioterapia está funcionando?

O seu médico vai lhe dar exames físicos e exames médicos (tais como exames de sangue e raios-X). Ele ou ela também irá perguntar-lhe como se sente. Você não pode dizer se a quimioterapia está funcionando com base em seus efeitos colaterais. Algumas pessoas pensam que os efeitos colaterais graves significa que a quimioterapia está funcionando bem. Ou que se há efeitos colaterais significa que a quimioterapia não está funcionando. A verdade é que os efeitos colaterais não têm nada a ver com a forma como a quimioterapia está lutando contra o câncer.

Fonte: National Cancer Institute

Photo credit: jennifrog via photopin cc

Share this Page

Leave a Comment